quinta-feira, 25 de setembro de 2014

AIDS: etiologia, clínica, diagnóstico e tratamento


  A Aids  foi reconhecida em meados de 1981 no grupo de homens homossexuais que possuiam sarcoma de Kaposi além de outras patologias. Levou-se a conclusão que era uma doença desconhecida e provavelmente transmissível.
  Foi descrito no artigo o agente etiológico como sendo um  retrovírus com genoma RNA, da Família Retroviridae (retrovírus) e subfamília Lentivirinae.Porém ainda não se sabe ao certo a  origem do  HIV 1 e 2, sabe-se apenas que uma grande família de retrovírus relacionados a eles está presente em primatas não- humanos na África sub- Sahariana.O vírus do HIV se mostra lábil em meio externo, e podem ser inativados por diversos fatores como o calor. O ciclo de vida di vírus também foi descrito no artigo desde a ligação de glicoproteínas virais (gp120) ao receptor específico da superfície celular até o virion recém- formado ser liberado para o meio circundante da célula hospedeira.

 O autor também informa as principais formas de transmissão e de prevenção da AIDS. Ocupando o primeiro lugar , a relação heterossexual desprotegida como sendo o meio de transmissão mais comum, segundo a OMS.Outras formas, são: Transmissão sanguínea através de uso de drogas; a transmissão vertical decorrente da exposição da criança durante a gestação durante a gestação; transmissão ocupacional, quando o profissional de saúde se contamina com instrumentos perfuro- cortantes contaminados,além de outros.Como meios de prevenção, os preservativos masculinos e feminino  ganha destaque por ser a única barreira comprovadamente efetiva contra o HIV.
  Os testes diagnósticos para detecção de infecção do HIV também foram comentados e foram basicamente divididos em quatro grupos: detecção de anticorpos, detecção de antígenos, cultura viral e amplificação do genoma do vírus.Os aspectos clínicos também foram divididos em quatro grupos sendo esses: Infecção aguda, fase assintomática, fase sintomática e AIDS. Os sintomas aparecem durante o pico da viremia e da atividade imunológica e variam podendo ser : febre, fadiga, exantema, entre outros.Em decorrência da baixa de imunológicas as doenças oportunistas causadas por microorganismos se tornam presentes como Neoplasias, como Sarcoma de Kaposi.O tratamento realizado a base de dois grupos de drogas : Inibidoras da tanscriptase reversa e inibidoras da protease.
  O artigo sobre a AiDS mostrou-se bastante completo na sua descrição, levando considerações bastante significativas.Desde a descrição do mecanismo de atuação viral até informações de transmissão e prevenção.


Tamylles Daniele Firmino Luiz– 7º período – Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE)



Nenhum comentário:

Postar um comentário