sexta-feira, 26 de setembro de 2014

DIABETES Melito: diagnóstico, classificação e avaliação do controle glicêmico

“DIABETES melito inclui um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia,resultante de  defeitos na secreção de INSULINA e/ou em sua ação e visão turva ou por complicações agudas que podem levar a risco de vida: a cetoacidose diabética e a síndrome hiperosmolar hiperglicêmica não cetótica.

Sintomas como poliúria, polidpisia e perda de peso podem ser encontrados nos portadores de Diabetes.Os testes comumente conhecido como teste de glicemia em jejum, e o teste de tolerância a GLICOSE (TOTG) são amplamente discutidos acerca de qual seria o melhor na confirmação do diagnóstico da Diabetes.

As formas mais freqüentes de diabetes são o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2 e os termos “dependente de insulina” e “não dependente de insulina” anteriormente atribuídos respectivamente aos dois tipos de diabetes foram eliminados.

 Após estabelecido o diagnóstico de diabetes, os pacientes iniciam diversas modalidades de tratamento para corrigir a hiperglicemia, procurando atingir o melhor controle metabólico possível, isto é, níveis de glicose em jejum <110µg/dl ou pós-prandial <140mg/dl ou da glico-hemoglobina abaixo do limite máximo do método empregado.

Estudo recente demonstrou que é possível diminuir significativamente a incidência de novos casos de diabetes através de medidas de intervenção como a realização de exercício físico e redução de peso em pacientes com alterações da homeostase glicêmica ainda não classificadas como diabetes.

O artigo apresentou-se bastante enriquecedor e esclarecedor em relação aos tipos ; ao diagnóstico e ao tratamento

Tamyres Gomes de Lima

Acadêmica do curso de Odontologia da Universidade de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário