sexta-feira, 26 de setembro de 2014

INTERPRETAÇÃO LABORATORIAL DO HEMOGRAMA
 Paulo Cesar Naoum
Flávio Augusto Naoum

O hemograma é a analise qualitativa e quantitativa das células do sangue, sendo  composto por três series, a vermelha (eritrócitos), á branca (leucócitos) e a série plaquetária.
            O Eritrograma é a analise qualitativa e quantitativa das hemácias que tem como parâmetro á hematimetria, hematócrito, hemoglobina e os índices  hematimetricos( VCM, HCM, CHCM, RDW), que em conjunto com o exame microscópico fornece subsídios para o diagnóstico das principais causas de anemias.    
O leucograma consiste em avaliar os leucócitos, células de defesa do organismo (glóbulos brancos), em que indica o número de neutrófilos, bastões ou segmentados, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos presentes no sangue, valores aumentados de leucócitos chama-se leucocitose pode ser causada por leucemia, e valores de leucócitos diminuídos chama-se leucopenia podendo ser causada por uso de medicamentos ou quimioterapia.
A serie plaquetária nos proporciona a contagem e a morfologia das plaquetas presente no sangue. As plaquetas são formadas na medula óssea pelo sistema hematopoiético onde sua principal função é a participação na fase inicial da hemostasia. o aumento do número de plaquetas acima é denominado de plaquetose podendo ser causada pela anemia ferropriva, hemorragias agudas, inflamações e infecções crônicas, anemias hemolíticas, leucemias e policitemia vera.

O artigo aborda de forma simplificada um exame de grande importância para auxiliar profissionais de saúde em um trans e pós operatório mais seguro,pois se houver alguma alteração o profissional pode solicitar outro exame mais especifico e assim poder fechar o diagnostico corretamente

Discente: Edilene Maria da Silva da Faculdade de Odontologia de Pernambuco - FOP/ UPE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário