sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Aids: etiologia, clínica, diagnóstico e tratamento"
Unidade de Assistência


A Aids reconhecida em meados de 1981 nos EUA é uma doença que ataca o sistema imunológico de agente etiológico o HIV, um retrovírus de genoma RNA, da família Retroviridae (retrovírus) e subfamília Lentivirinae, sendo citopáticos não-oncogênicos que necessita para sua multiplicação de uma enzima chamada de transcriptase reversa para se integrar ao genoma do hospedeiro.
No meio externo o HIV é inativado por inúmeros agentes químicos e físico sendo assim muito lábio fora do hospedeiro. As vias de  contaminação são principalmente por via sexual, sanguínea, vertical(da mãe para o filho)por drogas injetáveis, ou ainda ocupacional(por acidentes de trabalho).
As principais estratégias de prevenção empregadas pelos programas de controle envolvem: a promoção do uso de preservativos, a promoção do uso de agulhas e seringas esterilizadas ou descartáveis, o controle do sangue e derivados, a adoção de cuidados na exposição ocupacional a material biológico e o manejo adequado das outras DST.
A sintomatologia inicial da Aids é a presença de fraqueza, febre, emagrecimento, diarréia prolongada sem causa aparente, a AIDS é dividida em fase sintomática inicial e infecção aguda.
O diagnostico é feito através de um exame clinico detalhado e de testes que são divididos em detecção de anticorpos( ELISA, WESTERN-BLOT, IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA, RADIOIMUNOPRECIPITAÇÃO,)  detecção de antígenos(Pesquisa de Antígeno p24),  cultura viral(Cultura de células mononucleares de sangue periférico para isolamento do HIV, Cultura quantitativa de células, Cultura quantitativa de plasma)  e  amplificação do genoma do vírus(PCR, NASBA).O tratamento e feito através de dois grupos de drogas os inibidores da transcriptase reversa e os inibidores da protease.
O artigo mostra que apesar de não ter cura para a AIDS, o tratamento medicamentoso prolonga a sobrevida e favorece uma maior qualidade de vida para o portador do vírus do HIV, pois os  anti-retrovirais agem na redução da carga viral e na reconstituição do sistema imunológico.


Discente: Edilene Maria da Silva da Faculdade de Odontologia de Pernambuco FOP/UPE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário