sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Diabetes Melito: Diagnóstico, Classificação e Avaliação do Controle Glicêmico


Diabetes melito inclui um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia, resultante de defeitos na secreção de insulina e/ou em sua ação. A hiperglicemia se manifesta por sintomas como poliúria, polidipsia, perda de peso, polifagia e visão turva ou por complicações agudas que podem levar a risco de vida: a cetoacidose diabética e a síndrome hiperosmolar hiperglicêmica não cetótica.O diagnóstico correto e precoce do diabetes melito e das alterações da tolerância à glicose é importante porque permite que sejam adotadas medidas terapêuticas adequadas. O diagnóstico do diabetes baseia-se fundamentalmente 
nas alterações da glicose plasmática de jejum ou após uma sobrecarga de glicose por via oral.  A medida da glico-hemoglobina não apresenta acurácia diagnóstica adequada e não deve ser utilizada para o diagnóstico de diabetes.
O artigo comenta sobre os diabetes tipo 1 e 2, diabetes gestacional e alguns outros tipos de diabetes específicos. O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, isto é, que acontece quando o corpo passa a atacar o próprio organismo. Nele, o pâncreas deixa de produzir quantidade suficiente de insulina. O tipo 2 da doença, por outro lado, não é um defeito do sistema imunológico, mas sim consequência principalmente do excesso de peso.
Atualmente, a diabetes é uma doença bastante comum. Muitas pessoas possuem a doença sem ter conhecimento, por ser muitas vezes, uma doença silenciosa. Porém, é importante o paciente ter o diagnostico, pois diante da doença, muitos apresentam alteração metabólica, dificuldade de cicatrização, e até mesmo, dificuldade de circulação sanguínea.


Aluna: Fernanda Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário