A hemostasia pode ser definida como uma série complexa de fenômenos biológicos que ocorre em imediata resposta à lesão de um vaso sanguíneo com objetivo de deter a hemorragia.
O processo de hemostasia é dividido em três fases,são elas: hemostasia primária,coagulação e fibrinólise.A hemostasia primária é o processo inicial da coagulação, onde mecanismos locais produzem vasoconstrição que diminui o fluxo de sangue no sítio de sangramento. Logo em sequência inicia-se a coagulação, processo em cascata que desencadeia a liberação de vários fatores promotores da coagulação.Após a formação do coágulo, o sistema fibrinolítico começa a atuar removendo a fibrina formada em excesso e o sangue volta a fluir normalmente no interior do vaso restaurado.
O coagulograma determina o perfil quantitativo dos elementos envolvidos no processo de coagulação. Esse tipo de exame é essencial para detectar com maior convicção anormalidades que envolvam a hemostasia do paciente.O coagulograma envolve as plaquetas, tempo de coagulação, testes da atividade dos fatores de coagulação.
Existem alguns distúrbios da hemostasia, como a hemofilia, doença de Von Willebrand, politransfusão e algumas drogas (heparina, cumarínicos);doença do fígado e CIVD.
Diversos pacientes possuem alterações patológicas nas quais há necessidade do uso de drogas anticoagulantes com a finalidade terapêutica ou profilática (ex. Tromboembolismo pulmonar, stent coronariano, fibrilação atrial, próteses valvares metálicas e AVCI). Esses pacientes quando submetidos a procedimento cirúrgico devem receber atenção especial da equipe para que a interrupção ou manutenção desses medicamentos não ocasionem, respectivamente, aumento do sangramento cirúrgico ou descompensação da doença que indicou seu uso.
Dentre as principais classes de drogas estão os cumarínicos e antiagregantes plaquetários.
Hoje, já existem agentes farmacológicos capazes de reduzir a perda sanguínea como: anti-fibrinolíticos, acetato de Desmopressina ou DDAVP, colas de fibrina, equipamentos de cauterização ou coagulação e secção.
Tamyres Gomes de Lima
Acadêmica do curso de Odontologia da Universidade de Pernambuco
Tamyres Gomes de Lima
Acadêmica do curso de Odontologia da Universidade de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário