domingo, 28 de setembro de 2014

Síndrome da Imunodeficiência adquirida(AIDS)

Esse artigo, fala sobre a da Síndrome da Imunodeficiência adquirida(AIDS), pertence ao grupo dos retrovírus citopáticos e não-oncogênicos o qual precisa, para multiplicar-se, da enzima transcriptase reversa, a qual faz a transcrição do RNA viral para uma cópia DNA podendo ou não assim integrar com o genoma do hospedeiro .
As formas de transmissão, que são por relação sexual, transfusão saguineo e vertical, a qual e transmitida da mãe para o filho durante a gestação ou parto ou amamentação, outro tipo de contagio e o acidentes de trabalho os quais os profissionais de saúde podem se contaminar através de um corte com instrumentos perfuro-cortantes os quais foram utilizados em pacientes contaminados.
 A prevenção e controle dessa doença, são através a utilização de preservativos, o uso de seringas e agulhas esterilizadas ou descartáveis, na transfusão ter um controle maior dos sangue e derivados, cuidados maiores durante a gravides e o parto com as mães as quais são HIV positivo.
 Os testes realizados para diagnóstico, São divido em quatro categorias: Primeiro detecção viral, depois detecção de antígeno, em seguida e feita a cultura viral e por fim e feita a amplificação do genoma do vírus. Os testes os quais fazem de detecção viral são,Western - blot, que consiste na separação das proteínas virais por eletroforese ou imunofluorescência indireta ou radioimunopreciptação, o ELISA, exame de de alta especificidade e sensibilidade, é um teste imunoenzimático o qual utiliza antígenos virais produzidos em cultura celular. Alem deles podemos utilizar outros testes assim como a pesquisa de p24, onde quantifica a concentração dessa proteína viral contida no plasma ou no sobrenadante de cultura de tecido.
 Também são relatados os sinais e sintomas no decorrentes da infecção por HIV, onde  essa infecção pode ser dividida basicamente em quatro fases clínicas, primeiramente temos a  infecção aguda, em seguida a fase assintomática, conhecida como latência clínica do vírus, em seguida a fase sintomática inicial ou precoce, e por ultimo a aids.
 O tratamento e basicamente medicamentos os quais  inibe a transcriptase reversa( funciona inibindo a replicação do HIV e algumas drogas que fazem parte dessa categoria são: Zidovudina, Didanosina e Lamivudina) e inibide a protease(atua no último estágio da formação do HIV, impedindo a ação da protease, dentre os fármacos estão o: Indinavir, Ritonavir e Saquinavir.
Antonio Rodolfo Leal de Miranda Vieira
 -ACADÊMICO DO 7º PERÍODO DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PERNAMBUCO -FOP/UPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário