Foi detectado o HIV que é um retrovírus com genoma RNA, da Família Retroviridae (retrovírus) e subfamília Lentivirinae. Pertence ao grupo dos retrovírus citopáticos e não-oncogênicos que precisam, para multiplicar-se, de uma enzima chamada transcriptase reversa, responsável pela transcrição do RNA viral para uma cópia DNA, que pode, então, integrar-se ao
O HIV é bastante lábil no meio externo, sendo inativado por vários agentes físicos (calor) e químicos (hipoclorito de sódio, glutaraldeído). Em condições experimentais controladas, as partículas virais intra celulares parecem sobreviver no meio externo por até, no máximo, um dia, enquanto que partículas virais livres podem sobreviver por 15 dias, à temperatura ambiente, ou até 11 dias, a 37ºC.genoma do hospedeiro.
A infecção pode apresentar quatro fases clínicas: 1- Infecção Aguda; 2- fase assintomática; 3 – fase sintomática inicial ou precoce 4 – Aids. A infecção aguda, também conhecida como infecção primaria, ocorre em 50% a 90% dos pacientes, nesta fase o soro positivo pode apresentar: febre, fadiga, exantema, linfadenopatia e úlceras orais e genitais. Na fase assintomática o estado clínico é mínimo ou inexistente.
As principais maneiras de transmissão do HIV são: sexual, sangüínea e vertical (da mãe para o filho, durante a gestação, parto ou por aleitamento). Além dessas formas, mais frequentes, também pode ocorrer a transmissão ocupacional, ocasionada por acidente de trabalho, em profissionais da área da saúde que sofrem ferimentos com instrumentos perfuro-cortantes contaminados com sangue de pacientes infectados pelo HIV.
Os testes diagnósticos para detecção de infecção do HIV foram basicamente divididos em quatro grupos: detecção de anticorpos, detecção de antígenos, cultura viral e amplificação do genoma do vírus.
Os aspectos clínicos também foram divididos em quatro grupos sendo esses: Infecção aguda, fase assintomática, fase sintomática e AIDS. Os sintomas aparecem durante o pico da viremia e da atividade imunológica e variam podendo ser : febre, fadiga, exantema, entre outros. Em decorrência da baixa de imunológicas as doenças oportunistas causadas por microorganismos se tornam presentes como Neoplasias, como Sarcoma de Kaposi.
O tratamento realizado a base de dois grupos de drogas : Inibidoras da tanscriptase reversa e inibidoras da protease.
O artigo aborda com simplicidade e clareza a etiologia, diagnóstico da doença. enfatizando e desmistificando alguns medos em relação os meios de transmissão ( como o exemplo da saliva, suor onde sabemos que não tem comprovação científica de transmissividade). Achei bastante proveitoso e esclarecedor.
Tamyres Gomes de Lima
Acadêmica do curso de Odontologia da Universidade de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário