O diagnóstico do diabetes e através das alterações da glicose plasmática após uma sobrecarga de glicose por via oral ou de jejum. O diagnósticos e feito pela glicose plasmática de jejum (8 horas), e de 2h após sobrecarga oral de 75g de glicose que e o teste oral de tolerância à glicose – TOTG . Medidas terapêuticas podem ser adotadas para evitar o aparecimento de diabetes em indivíduos que possuam tolerância diminuída e assim retardar o aparecimento das complicações as quais aparece nos pacientes diagnosticados com diabetes, Por esse motivo o diagnóstico correto e precoce e extremamente importante. O valor de glicose plasmática de jejum ≥ 126mg/dl, pois representa o ponto a partir do qual há um aumento acentuado no aparecimento de retinopatia e o valor que corresponde ao valor de glicose plasmática 2h após sobrecarga de glicose oral de ≥ 200mg/dl.
Diabetes melito tipo 1 ocorre destruição das células beta do pâncreas, devido a processo auto-imune ou por causa desconhecida. A consequentemente a deficiência absoluta da secreção de insulin. A maioria dos casos são descobertos entre os 10 aos 14 anos de idade, tendo uma diminuição na incidência até os 35 casos de início após esta idade são pouco frequentes, Mas indivíduos de qualquer idade podem desenvolver diabetes tipo 1.
Diabetes melito tipo 2 é mais comum. Tendo como característica os distúrbios da ação e secreção da insulina, Causa incerta, mais freqüente após os 40 anos de idade. A diferença entre o dois tipos mais comuns de diabetes é em geral relativamente simples e baseia-se fundamentalmente em dados clínicos.
Alguns métodos laboratoriais os quais são bastante uteis na classificação dos tipos de diabetes são. Medida da insulina após estímulo da glicose endovenosa: O teste de tolerância à glicose intravenosa (TTGIV) é um método utilizado para avaliar a primeira fase de secreção de insulina, especialmente em indivíduos positivos para os auto-anticorpos. Nestes pacientes, a diminuição da secreção de insulina é um forte indicativo para o desenvolvimento de diabetes no próximo ano. O teste deve ser realizado após 3 dias de ingestão liberada de pelo menos 150g/dia de carboidratos e após jejum de 10-16h.
Avaliação da glicemia: A avaliação da glicemia ao longo do dia é uma estratégia importante para se obter o melhor controle metabólico possível. Usualmente esta avaliação é realizada através da obtenção de sangue capilar e colocação em fitas reagentes acopladas a aparelhos que fornecem os resultados em poucos segundos. A auto-monitorização da glicose capilar está indicada para todo o paciente tratado com insulina ou agentes anti-hiperglicemiantes orais. Em pacientes com diabetes melito tipo 1 é recomendada a realização de 3 ou mais testes por dia.
Medida da glicose na urina: O uso de fitas reagentes que fazem uma medida semiquantitativa da glicose na urina é de fácil realização e de baixo custo. Vários fatores, entretanto, limitam seu uso como método para avaliação de controle glicêmico. A glicosúria só se torna positiva quando a sua concentração sérica é superior a 180mg/dl em pacientes com função renal normal e com valores ainda mais elevados em pacientes com nefropatia diabética. A medida da concentração de glicose obtida através das fitas na urina é alterada pelo volume, reflete o valor médio correspondente ao período do intervalo de coleta e não dá uma ideia de como está a glicose no sangue no momento da realização do teste. Apesar destas limitações, a medida de glicosúria deve ser indicada para pacientes em uso de insulina que não têm condições de realizar medida de glicose capilar antes das refeições e ao deitar.
Nesse artigo relata os aspectos clincos, a diferença entre os tipos de diabetes, resalta tambem os tipos de exames os quais são utilizados para o diagnóstico e diferenciação das diabetes. Sendo muito importantes pois diversos procedimentos os quais são feitos por nós cirurgiões-dentistas tem de ter certos cuidados com os pacientes portadores dessa doença.
Antonio Rodolfo Leal de Miranda Vieira
-ACADÊMICO DO 7º PERÍODO DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PERNAMBUCO -FOP/UPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário