O hemograma pode ser utilizados por equipamentos não automatizados e por equipamentos automatizados, os dois métodos não apresentam diferenças estatisticamente significantes, mas a tendencia e a substituição gradual pelos equipamentos automatizados. no não automatizado são utilizados o microscópio, centrífuga e espectrofotômetro. A análise automatizada tem facilitado o desempenho da rotina laboratorial, podendo fazer a análises de 30 hemogramas/hora até 120 hemogramas/horas. Os mais simples utiliza o princípio da impedância e os equipamentos automatizados mais avançados utilizam diferentes canais com impedâncias especificas para eritrócitos, leucócitos e plaquetas.
Na coleta deve ser precedida por algumas observações do coletador, 1° estado físico do paciente, 2° perguntar se está usando medicamentos. Todas as informações pertinentes devem ser anotadas no prontuário do paciente.
A terminologia deve ser padronizada, obedecendo o critério internacionais. A analise da serie vermelha e composta pela quantificação de eritrócitos, hematócrito, dosagem de hemoglobina e índices hematimétricos e os exames da morfologia eritrocitária esses dois conjuntos de análises ajudam no diagnóstico das principais anemias. Define-se anemia quando o eritrograma apresenta a concentração da dosagem de hemoglobina menor que o valor padrão para a idade, ou para homens ou mulheres adultos.
A análise da série branca e conhecida por leucograma e avalia a contagem total e diferencial dos leucócitos, bem como a morfologia dos neutrófilos, linfócitos e monócitos. A avaliação quantitativa, que incluem as contagens toral e diferencial é baseada em valores padrões estabelecidos por faixas etárias. Na contagem total dos leucócitos: se o mesmos estão acima do valor para a idade denomina-se por leucocitose a qual deve ser qualificada em discreta ou leve, moderada e acentuada. E quando estar a baixo por leucopenia.
As plaquetas (ou série plaquetária), A contagem total de plaquetas e a análise da sua morfologia são muito importantes. Pois as plaquetopenias (que é o numero de plaquetas estar a baixo do normal) podem induze ao sangramento espontâneo se tiver a baixo de 50.000 e pode ser fatal, deviso a hemorragia no SNC se tiver a baixo de 5.000, entretanto Pessoas com número de plaquetas dentro dos valores padrões mas com ausência de grânulos tem sangramentos devido à dificuldade da agregação plaquetária.
Por fim vale ressaltar que o hemograma e um dos exames complementares de grande importância e que deve ser analisado com cuidado e tendo assim sua correta interpretação, para assim termos uma real identificação do diagnóstico do paciente junto com sua historia pregressa e dados clínicos.
Antonio Rodolfo Leal de Miranda Vieira
-ACADÊMICO DO 7º PERÍODO DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PERNAMBUCO -FOP/UPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário