sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Diabetes Melito: Diagnóstico, Classificação e Avaliação do Controle Glicêmico


     A diabetes é causada pela deficiência na secreção da insulina e/ou de sua ação. Temos a diabetes tipo 1(autoimune ou idiopático); diabetes tipo 2; outros tipos( por defeitos genéticos da função da célula beta, defeitos genéticos da ação da insulina, doenças do pâncreas exócrino,endocrinopatias, indução por drogas, infecções e formas incomuns de diabetes imuno-mediado); e diabetes gestacional. O diagnóstico precoce dessa condição deve ser feito e para isso dispomos nos dias atuais de uma série de exames glicêmicos, que no texto referem-se principalmente a glicemia em jejum, a hemoglobina glicosilada e a tolerância oral à glicose.
     A diabetes melito está comumente associada a doenças cardiovasculares e complicações microvasculares, o portador da diabetes comumente apresenta visão turva, perda de peso, poliúria, polifagia e entre outros.
     A glicose em jejum é efetuada após jejum de 8 horas, com a glicemia não devendo ultrapassar um valor de 110mg/dL. No teste de tolerância, devemos administrar um dose de 75g de glicose e efetuar o teste 2 horas após e a glico-hemoglobina, que não é utilizada para diagnóstico de diabetes e sim o controle da doença, esse teste informa a situação a “longo prazo” da quantidade de glicose presente no paciente, os valores de referência estão de 4% a 6%.
     Por se tratar de uma doença comum e silenciosa nos dias atuais, é de extrema importância ao profissional de saúde saber os exames necessários para evidenciar se há o controle da doença ou mesmo a existência dela e assim, tomar as providências cabíveis para um tratamento adequado a um paciente portador da diabetes. Por conta disso que esse texto traz-nos dados muito relevantes e de interesse aos profissionais conscientes para com seus pacientes portadores da diabetes.
Luíse Manuelle Souza Correia
Acadêmica do curso de odontologia da Faculdade de Odontologia de Pernambuco - Universidade de Pernambuco (FOP/UPE).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário