quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Interpretação Laboratorial Do Hemograma

Interpretação Laboratorial Do Hemograma

O artigo começa com uma definição bastante clara do que significa Hemograma:
‘’O hemograma é o nome dado ao conjunto de avaliações das células do sangue que, reunido aos dados clínicos, permite conclusões diagnósticas e prognóstica de um grande números de patologias.’’

  O Hemograma é um exames laboratoriais mais requeridos. Ele se divide em três partes: Eritrograma, leucograma, plaquetograma.Cada uma dessas partes vão ser responsáveis por grupos de células do sangue. O eritrograma por exemplo, vai avaliar a dosagem de hemoglobina , um achado bastante utilizado para identificação da anemia. A analise da serie branca, vão avaliar as células brancas, responsáveis pela defesa do organismo, e achados anormais podem estar ligados as infecções tanto bacterianas como. O plaquetograma é utilizado para verificação da contagem plaquetária. As plaquetas participam da coagulação inicial.

 O artigo também mostra como é feita a coleta de sangue e analise do esfregaço sanguíneo. As terminologias hematológicas foram encontradas em um quadro disposto no artigo. Essas terminologias se fazem necessário para o estudos dos achados encontrados no hemograma.Por exemplo leucocitose é o aumento dos leucócitos no sangue, o sufixo ‘’ose’’, significa aumento.
No artigo ficou bastante claro as diversas fases do hemograma , de como é ele deve ser interpretados pelos profissionais e sua importância na confirmação de diagnóstico de diversas patologias.

Tamylles Daniele Firmino Luiz– 7º período – Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE)




Nenhum comentário:

Postar um comentário