quinta-feira, 25 de setembro de 2014

"Aids: etiologia, clínica, diagnóstico e tratamento"




"Aids: etiologia, clínica, diagnóstico e tratamento"

O texto introduz mencionando a descoberta de uma nova doença ainda desconhecida pela população no ano de 1981 nos EUA. Essa doença tratava-se da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Através de pesquisas descobriu-se que o HIV é um retrovírus que necessita da enzima transcriptase reversa para multiplicar-se.

O artigo contempla as diferentes formas de transmissão do HIV: sexual; sangüínea (em receptores de sangue ou hemoderivados e em usuários de drogas injetáveis, ou UDI); e vertical (da mãe para o filho, durante a gestação, parto ou por aleitamento). O texto também faz ressalta aos métodos de prevenção do HIV, são eles: a promoção do uso de preservativos, a promoção do uso de agulhas e seringas esterilizadas ou descartáveis, o controle do sangue e derivados, a adoção de cuidados na exposição ocupacional a material biológico e o manejo adequado das outras DST.

Os testes para diagnóstico da presença do HIV são divididos basicamente em quatro grupos, são eles: detecção de anticorpos,detecção de antígeno,cultura viral e amplificação do genoma do vírus.As técnicas usadas rotineiramente são as baseadas na detecção de anticorpos contra o vírus,estas técnicas apresentam bons resultados e são mais baratas.Em outras técnicas o vírus é detectado diretamente e não através da resposta do hospedeiro.

O ELISA( teste imunoenzimático) representa um dos teste para diagnóstico do HIV, em que são usados antígenos virais (proteínas) obtidos em cultura celular ou através de tecnologia molecular recombinante. O Westernablot, é um outro exemplo de teste  no qual a reação antígeno-anticorpo é detectada por meio da reação com antiimunoglobulina humana,conjugada com um radioisótopo ou uma enzima.
Portanto, o texto trás uma visão da AIDS procurando transmitir de forma clara ao leitor à respeito de sua transmisão, , métodos de controle, aspectos clínicos  e diagnóstico.

                                                                                                                             Rubens Constantino
Acadêmico do Curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP-UPE).


Nenhum comentário:

Postar um comentário