quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Diabetes Melito: Diagnóstico, Classificação e Avaliação do Controle Glicêmico



Diabetes Melito: Diagnóstico, Classificação e Avaliação do Controle Glicêmico (GROSS, J. L.; et al)

O artigo aborda sobre o diabetes e suas consequências mediante a tolerância a ingestão de glicose, associando essa enfermidade com as doenças cardiovasculares. Enfoca sobre o diagnóstico, que é de suma importância ser realizado precocemente, para que medidas educativas e terapêuticas possam ser adotadas da maneira correta.

O artigo toma como partida falando sobre o diagnóstico, que basei-se fundamentalmente nas alterações da glicose plasmática de jejum ou após uma sobrecarga de glicose por via oral.Os valores de referência assim como as técnicas de diagnóstico são relatados no artigo.

O artigo ainda expõe as diferentes formas em que o diabetes pode se manifestar perante a sua classificação( tipo I e tipo II), utilizando dois métodos laboratoriais úteis: medida dos auto-anticorpos e avaliação da reserva pancreática de insulina. 

 No texto, os autores enfocam a importância do controle do Diabetes, demonstrando como exemplo a avaliação de controle glicêmico de um paciente que pode ser feita através dos seguintes exames: glico-hemoglobina, frutosamina, avaliação da glicemia ao longo do dia, medida da glicose na urina, medida de corpos cetônicos na urina.

Por ser um assunto relevante na sociedade, os autores além de abordar os riscos que o Diabetes pode provocar, trouxe ao texto respostas para possíveis métodos de diagnóstico e controle dessa doença sistêmica.
                                                                                                                      Rubens Constantino
         Acadêmico do Curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Pernambuco       (FOP-UPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário