segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Hemostasia e Distúrbios da Coagulação

‘’A hemostasia é uma série complexa de fenômenos biológicos que ocorre em imediata resposta à lesão de um vaso sanguíneo com o objetivo de deter a hemorragia’’.
O processo de hemostasia é dividido em três fases,são elas: hemostasia primária,coagulação e fibrinólise.A primária é o processo inicial da coagulação e é ativada por uma lesão vascular.Caracteriza-se por vasoconstrição,produção de edema,vasodilatação e adesão das plaquetas;a coagulação consiste na conversão de uma proteína solúvel do plasma (fibrinogênio) em fibrina,através da ação da enzima trombina..O processo de coagulação sanguínea acontece em três fases,a iniciação,amplificação e propagação;sistema fibrinolítico tem a função de remover a fibrina que está em excesso,a fim de que o sangue volte a fluir no interior dos vasos.
Para fazer a avaliação da hemostasia do paciente é imprescindível o interrogatório para buscar informações de sangramentos anormais, como por exemplo, epistaxe, hematomas espontâneos, sangramento gengival freqüente, extração dentária com hemorragia. A parte laboratorial acrescenta os exames como coagulograma que informa a quantidade de elementos no processo de coagulação. O coagulograma envolve as plaquetas, tempo de coagulação, testes da atividade dos fatores de coagulação.
Existem alguns distúrbios da hemostasia, como a hemofilia, doença de Von Willebrand, politransfusão e algumas drogas (heparina, cumarínicos);doença do fígado e CIVD.
O artigo faz uma revisão de hemostasia e descreve como deve proceder diante de certos pacientes no momento de procedimentos cruentos.

Mariana Araújo Coutinho da Silveira
Acadêmica do curso de odontologia da Faculdade de Odontologia de Pernambuco-FOP/UPE


Nenhum comentário:

Postar um comentário