segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Sífilis: diagnóstico,tratamento e controle

O artigo ‘’Sífilis : diagnóstico,tratamento e controle’’ visa destrinchar o diagnóstico ,tratamento r controle da sífilis,uma doença bacteriana infecto-contagiosa.
A sífilis é uma doença infecciosa crônica transmitida por via sexual e também por via placentária. Seu agente etiológico é uma bactéria ,Treponema pallidum,que ao atingir ao sistema linfático regional é disseminado por via hematogênica para outras partes do corpo.
O aparecimento clínico da doença alterna períodos de atividade e latência.A sífilis dividi-se em recente e tardia com relação ao tempo levado para o seu diagnóstico.
A infecção bacteriana apresenta-se de várias formas,são elas: sífilis primária,secundária,sífilis terciária,cardiovascular,neurossífilis e sífilis congênita.Cada uma com sua característica.
O diagnóstico da doença pode ser feito através de provas diretas,provas sorológicas,testes rápidos treponêmicos,exame de líquor.Nos casos de sífilis congênita,o exame radiográfico auxilia no diagnóstico.
Os antibióticos são utilizados no tratamento da sífilis,dentre eles a penicilina se mostra bastante eficaz.
A informação da população com relação ao sexo seguro é uma das formas mais importantes para prevenir a disseminação da doença sífilis.

Mariana Araújo Coutinho da Silveira
Acadêmica de odontologia da Faculdade de Odontologia de Pernambuco-FOP/UPE


Nenhum comentário:

Postar um comentário