quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Universidade de Pernambuco
Faculdade de odontologia de Pernambuco
Estomatologia II

Interpretação laboratorial do hemograma

O texto nos traz ricas informações a cerca da importância do hemograma que é um exame complementar o qual junto aos dados clínico transmite informações valiosas que permitem conclusões diagnósticas e prognósticas de grande número de patologias.
Nesse exame laboratorial, que pode ser automatizado ou não automatizado, é possível analisar os eritrócitos (ou série vermelha), leucócitos (ou série branca) e as plaquetas (ou série plaquetária).
A analise da série vermelha, que é de fundamental importância pra o diagnóstico das principais causas de anemias, permite que sejam realizados: Contagem de eritrócitos, dosagem de hemoglobina, hematócrito, Volume Corpuscular Médio, Hemoglobina Corpuscular Média, Concentração da Hemoglobina Corpuscular Média e avaliação da morfologia dos eritrócitos.
Na análise da série branca ocorre a contagem total e diferencial de leucócitos, e ainda é possível avaliar a morfologia dos linfócitos, neutrófilos e monócitos. 
As plaquetas são analisadas quantitativamente e morfologicamente. Com a análise plaquetária é possível avaliar parte do processo de coagulação do paciente, por essas fazerem parte da hemostasia.
O texto ainda destrincha todo o processo que o exame deve passar para ser realizado, desde como o paciente deve ser recepcionado até a análise do esfregaço sanguíneo e diagnóstico além de expor nomenclaturas,  auxiliam a interpretação dos resultados.
O autor ainda explica como algumas alterações de morfologias, de número e de maturação podem influenciar no diagnóstico por passar informações necessárias para a sugestão de possível patologia.
Conclui-se ao termino da leitura do artigo que o hemograma é de fundamental importância para o conhecimento do paciente e mostra o quanto é necessária uma análise bem feita e sem erros para o um diagnóstico de excelência.

Luiza Taynara Oliveira da Silva

Acadêmica do curso de odontologia da Faculdade de odontologia de Pernambuco FOP/UPE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário