terça-feira, 23 de setembro de 2014

"Aids: etiologia, clínica, diagnóstico e tratamento"
Unidade de Assistência

O texto foi elaborado com uma linguagem simples, porém, alguns tópicos são mais complicados para compreender devido à complexidade do próprio assunto. O HIV é um retrovírus com genoma RNA, da Família Retroviridae (retrovírus) e subfamília Lentivirinae. Pertence ao grupo dos retrovírus citopáticos e não-oncogênicos que necessitam, para multiplicar-se, de uma enzima denominada transcriptase reversa, responsável pela transcrição do RNA viral para uma cópia DNA, que pode, então, integrar-se ao genoma do hospedeiro.
As principais formas de transmissão do HIV são: sexual, sangüínea (em receptores de sangue ou hemoderivados e em usuários de drogas injetáveis, ou UDI), e vertical (da mãe para o filho, durante a gestação, parto ou por aleitamento). Além dessas formas, mais freqüentes, também pode ocorrer a transmissão ocupacional, ocasionada por acidente de trabalho, em profissionais da área da saúde que sofrem ferimentos com instrumentos pérfuro-cortantes contaminados com sangue de pacientesinfectados pelo HIV.
Os testes para detecção da infecção pelo HIV podem ser divididos basicamente em quatro grupos: detecção de anticorpos, detecção de antígenos, cultura viral, e amplificação do genoma do vírus.ELISA (teste imuno enzimático): esta técnica é amplamente utilizada como teste inicial para detecção de anticorpos contra o vírus, devido à sua facilidade de automação e custo relativamente baixo. Apresenta atualmente altas sensibilidadee especificidade. Western-blot:Geralmente este teste é utilizado para confirmação do resultado reagente ao teste ELISA (ou seja, teste confirmatório da infecção), devido à sua alta complexidade e custo.Testes de amplificação do genoma do vírusapresentam alta sensibilidade, permitindo o acompanhamento da resposta terapêutica antirretroviral.
Um amplo conteúdo foi abordado nesse trabalho, o que contribui para apreensão de novos conhecimentos e estimula para pesquisar o que não foi compreendido.



Nayara Larissa de Melo Nascimento

Acadêmica do curso de odontologia da Faculdade de Odontologia de Pernambuco-FOP/UPE


Nenhum comentário:

Postar um comentário