domingo, 21 de setembro de 2014

Aids: etiologia, clínica, diagnóstico e tratamento


Universidade de Pernambuco
Faculdade de Odontologia de Pernambuco


Estomatologia II



Aids: etiologia, clínica, diagnóstico e tratamento


“A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) foi reconhecida em meados de 1981, nos EUA.”

“O HIV é um retrovírus com genoma RNA, da Família Retroviridae (retrovírus) e subfamília Lentivirinae. Pertence ao grupo dos retrovírus citopáticos e não-oncogênicos que necessitam, para multiplicar-se, de uma enzima denominada transcriptase reversa, responsável pela transcrição do RNA viral para uma cópia DNA, que pode, então, integrar-se ao genoma do hospedeiro.”

É trazido no artigo o ciclo vital do HIV na célula humana, as formas de transmissão do HIV, sendo as principais: sexual; sangüínea (em receptores de sangue ou hemoderivados e em usuários de drogas injetáveis, ou UDI); e vertical (da mãe para o filho, durante a gestação, parto ou por aleitamento).
Além disso, é abordado no texto estratégias de prevenção empregadas pelos programas de controle, as quais envolvem: a promoção do uso de preservativos, a promoção do uso de agulhas e seringas esterilizadas ou descartáveis, o controle do sangue e derivados, a adoção de cuidados na exposição ocupacional a material biológico e o manejo adequado das outras DST.
Os testes diagnósticos para detecção da infecção pelo HIV são também explorados no texto, e podem ser divididos basicamente em quatro grupos:  detecção de anticorpos;  detecção de antígenos;  cultura viral; e  amplificação do genoma do vírus. Por fim, são feitas algumas observações quanto aos diferentes níveis de interpretação da contagem de células T CD4+ em crianças; quanto à soroconversão e à janela imunológica. São relatados também os aspectos clínicos decorrentes da infecção pelo HIV, essa infecção pode ser dividida em quatro fases clínicas: 1) infecção aguda; 2) fase assintomática, também conhecida como latência clínica; 3) fase sintomática inicial ou precoce; e 4) aids.
O conhecimento autoral reflete ao artigo a busca pela transmissão da informação de forma clara, objetiva e completa. Onde, foi enquadrado desde a origem/ reconhecimento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), passando por todas as outras diretrizes citadas anteriormente, até a terapia anti-retroviral que é uma área complexa. É de fato, um texto rico em informações sobre a AIDS e suas caracterizações, desde o agente etiológico até os aspectos clínicos e doenças oportunistas.



Débora Heloisa S. Brito. 

Discente do curso de Odontologia da faculdade de odontologia de Pernambuco FOP/UPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário