quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Diabetes Melito: Diagnóstico, Classificação e Avaliação do Controle Glicêmico (GROSS, J. L.; et al)


O texto acima aborda uma situação frequente na população: diabetes e alterações de tolerância à glicose. Muito relacionada a doenças cardiovasculares e complicações microvasculares O diagnóstico destas situações deve ser feito precocemente, utilizando métodos sensíveis e acurados.

Primeiramente os autores ressaltaram que o diagnóstico do diabetes baseia-se fundamentalmente nas alterações da glicose plasmática de jejum ou após uma sobrecarga de glicose por via oral. A medida da glico-hemoglobina não apresenta acurácia diagnóstica adequada e não deve ser utilizada para o diagnóstico de diabetes. A partir disso, discorreram a respeito do teste de glicemia em jejum e do teste de tolerância oral à glicose, os principais métodos de diagnóstico descrevendo a técnica e seus valores de referência.

Após isso, o texto aborda a classificação da diabetes baseada nos valores acima citados. E depois, aborda métodos laboratoriais úteis na classificação do tipo de diabetes: medida dos auto-anticorpos, avaliação da reserva pancreática de insulina.

Com o diagnóstico, é preciso controlar a diabetes e os autores, então, apresentaram a avaliação do controle glicêmico do paciente diabético que pode ser feita através de alguns exames: glico-hemoglobina, frutosamina, avaliação da glicemia ao longo do dia, medida da glicose na urina, medida de corpos cetônicos na urina.

O tema obviamente é complexo, e os autores conseguiram de forma clara e objetiva apresenta-lo. A escolha pelo foco na abordagem dos exames para diagnóstico é simples eles são a peça fundamental para o diagnostico e monitoramento da doença! O público em geral deve sempre se lembrar que Diabetes e alterações da tolerância à glicose são frequentes na população adulta e estão associados a um aumento da mortalidade por doença cardiovascular e complicações microvasculares daí a necessidade de saber corretamente diagnosticá-la.

Camila Serpa

Acadêmica do curso de odontologia da Faculdade de Odontologia de Pernambuco - Universidade de Pernambuco (FOP/UPE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário