quarta-feira, 24 de setembro de 2014

INTERPRETAÇÃO LABORATORIAL DO HEMOGRAMA (NAOUM, P. C.; NAOUM, F. A.)


              O texto tem como principal objetivo apresentar e discutir o hemograma, um dos exames laboratorias mais solicitados. Os autores o definem como o conjunto de avaliações das células do sangue que, reunido aos dados clínicos, permite conclusões diagnósticas e prognósticas de grande número de patologias.
              Para tal objetivo, os autores antes de explicarem o exame propriamente dito, fazem uma introdução a alguns aspectos relacionados: análises não automatizadas (manual) e automatizadas; recepção, coleta e encaminhamento da amostra de sangue; análise do esfregaço; terminologia hematológica. Só então, começa-se a abordar as análises do hemograma.
              Subdividido em três partes: avaliações dos eritrócitos (ou série vermelha), dos leucócitos (ou série branca) e das plaquetas (ou série plaquetária), os autores fazem uma abordagem detalhada de cada uma delas.  O eritrograma, estudo dos glóbulos vermelhos ou das hemácias, engloba a quantificação de eritrócitos, hematócrito, dosagem de hemoglobina e índices hematimétricos, bem como o exame microscópico da morfologia eritrocitária. O leucograma que contempla a avaliação das contagens total e diferencial (valores relativo e absoluto) dos leucócitos, bem como a morfologia dos neutrófilos, linfócitos e monócitos, principalmente. O plaquetograma que avalia as plaquetas.
              Para cada análise, os autores apresentam as diversas avaliações para cada série, os valores por eles adotados como referência e, principalmente, as correlações clínicas de cada determinação básica.
              Além da clara exposição do tema e das diversas provas que compõem o exame maior (o hemograma) o texto é bastante claro e objetivo. Ele apresenta diversas tabelas bastante elucidativas que muito auxiliam na leitura e compreensão. Por fim, o texto trás uma mensagem extremamente relevante, a da importância de se considerar esse conjunto de dados para o correto diagnóstico médico, não se admitindo erros ou conclusões duvidosas.
Camila Serpa
Acadêmica do curso de odontologia da Faculdade de Odontologia de Pernambuco - Universidade de Pernambuco (FOP/UPE).

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